No país vizinho de Espanha na década de 30 do século XX, produziu-se uma violentíssima e cruenta perseguição religiosa: 13 bispos, 4184 sacerdotes, 2365 frades e monjes, 283 irmãs, e milhares de leigos foram assassinados "in odium fidei", a esmagadora maioria no decorrer da Guerra Civil Espanhola. A tragédia, apesar de toda a dor, constítui uma das páginas mais gloriosas da Santa Igreja Católica com o martírio de uma multidão de santos e santas que por amor a Deus e à sua Igreja deram a suas vidas, e dos quais sou afinal, irmão na Fé pela graça do Baptismo. Este espaço é a todos eles e elas dedicado! Que a intercessão destes santos e beatos junto de Nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a ser um cristão coerente e verdadeiro neste nosso século XXI!

Não é minha pretensão com este blog julgar os assassinos ou seus herdeiros ideológicos. Ao Senhor pertence o julgamento. Eu, que apenas ambiciono ser um simples seguidor de Cristo na sua Igreja, cabe-me perdoar, tal como o fizeram aos seus carrascos estes mártires espanhois que aqui vão ser apresentados. Faço minhas as palavras do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuân - que passou 12 anos em prisões comunistas - quando dizia "não me sentiria cristão se não perdoasse".

Nesta nossa sociedade de 2012, de indiferentismo religioso, hiper-consumista, hedonista e abandono de valores cristãos, foi Graças à "descoberta" das histórias individuais de todos estes mártires, à sua imolação, ao seu holocausto; que dei por mim num caminho de conversão. Re-encontrei-me com Jesus Cristo e com a Santa Igreja Católica.

"Por causa do Meu nome, sereis odiados em todas as nações" (Mc 13,13).

domingo, 2 de setembro de 2012

Peregrinação "Mártires de Espanha" 2012

PEREGRINAÇÃO DO BLOGUE MÁRTIRES DE ESPANHA
13 e 14 de SETEMBRO 2012
Partida de Oeiras, Portugal.
 
Cerro de Nuestra Señora de los Angeles (Getafe)
Paracuellos de Jarama
Valle de los Caídos
 
 
Este blogue católico, apostólico, romano, irá promover uma Peregrinação portuguesa de Reparação ao Sagrado Coração de Jesus a alguns locais emblemáticos da Grande Perseguição Religiosa aos católicos ocorrida em Espanha entre 1936-39, pelas mãos das forças do ateísmo organizado.
 


Iremos ao Cerro de Nuestra Señora de los Angeles (centro geográfico da península Ibérica) onde rezaremos aos pés da imagem do Sagrado Coração de Jesus, em sinal de reparação às ofensas cometidas a Jesus Cristo e à Sua Santa Igreja. Rezaremos também pela conversão dos pecadores, especialmente aqueles que atentam contra os cristãos.
Visitaremos ainda o vizinho mosteiro carmelita, o Carmelo do Sagrado Corazón de Jesus, cujas monjas em 1936 escaparam ao assassinato por dias antes, se terem recolhido num apartamento em Madrid.
No santuário do Cerro de los Angeles, participaremos na Santa Missa, que gostariamos que fosse celebrada na forma extraordinária do Rito Romano (a única forma litúrgica que aqueles márftires conheceram).
Lembramos que o monumento do Sagrado Coração de Jesus foi vilmente derrubado com dinamite após ter jocosamente sido alvo de um fuzilamento a 20 de julho de 1936.





A peregrinação "Mártires de Espanha" irá também ao cemitério de Paracuellos de Jarama, onde repousam os restos de milhares de cristãos, muitos membros do clero, especialmente de ordens religiosas (Dominicanos, Franciscanos, Salesianos, Irmãos das Escolas Cristãs, etc) tendo algumas centenas sido já beatificados pela Santa Sé.
Ali foram assassinados pelas forças marxistas, em enormes fossas comuns por ódio à Fé católica (In Odium Fidei). Ali, levaremos flores, e rezaremos o rosário, para a pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, bem como de todos estes mártires, junto de Nosso Senhor Jesus Cristo pela conversão dos ateus.

« Jesus chora amargamente e mostra o Seu Coração ferido? Quem poderá cicatrizar esta ferida tão profunda? O amor, só o amor, a reparação, só a reparação? Jesus, quanto eu sinto a Vossa dor; quanto me custa ver o Vosso Divino Coração aberto. Aceitai o meu amor, aceitai a minha dor. Quero curar essa chaga, quero consolar-Vos e alegrar-Vos.»
(Beata Alexandrina de Balasar; 22/08/1941)



Se não puderem participar, nós, humildemente vos pedimos nesses dias as vossas orações. Que o Senhor nos ajude a suportar o martírio dos nossos dias.
 
Deixo-vos com algumas palavras do nosso Santo Padre Bento XVI à apenas alguns dias atrás (29.08.2012):
 
Vaticano, 29 Ago. 12 / 05:59 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVI afirmou que o martírio de São João Batista, cuja morte a Igreja recorda neste 29 de agosto, ensina aos cristãos de hoje que a Verdade não se negocia e que seguir a Cristo exige o "martírio" da fidelidade quotidiana. O Papa também lembrou aos presentes que rezar nunca é uma perda de tempo.

O Santo Padre fez uma intensa reflexão sobre a
vida de São João Batista, o precursor de Jesus, em sua catequese da audiência geral celebrada esta manhã em Castel Gandolfo diante de milhares de fiéis reunidos na Piazza della Libertà. Bento XVI explicou que: "celebrar o martírio de São João Batista lembra também a nós, cristãos do nosso tempo, que não podemos nos esquivar do compromisso com o amor de Cristo, sua Palavra, a Verdade. “A Verdade é a Verdade e não pode ser negociada", asseverou.
 
Para concluir, o Papa Bento XVI fez votos para que "São João Batista interceda por nós, a fim de que saibamos conservar sempre a primazia de Deus em nossa vida".

Após a alocução o Papa Bento XVI saudou os peregrinos de diversas línguas, entre elas o português:

“Amados peregrinos de Portugal e do Brasil, e demais pessoas de língua portuguesa, sede bem-vindos! Uma saudação particular aos fiéis de Chã Grande,
Natal e do Rio de Janeiro. Que o exemplo e a intercessão de São João Batista vos ajudem a viver a vossa entrega a Deus sem reservas, sobretudo por meio da oração e da fidelidade ao Evangelho, para que Cristo cresça em vós, guiando os vossos pensamento e ações. Com estes votos, de bom grado a todos abençoo”. 



Sem comentários:

Enviar um comentário