No país vizinho de Espanha na década de 30 do século XX, produziu-se uma violentíssima e cruenta perseguição religiosa: 13 bispos, 4184 sacerdotes, 2365 frades e monjes, 283 irmãs, e milhares de leigos foram assassinados "in odium fidei", a esmagadora maioria no decorrer da Guerra Civil Espanhola. A tragédia, apesar de toda a dor, constítui uma das páginas mais gloriosas da Santa Igreja Católica com o martírio de uma multidão de santos e santas que por amor a Deus e à sua Igreja deram a suas vidas, e dos quais sou afinal, irmão na Fé pela graça do Baptismo. Este espaço é a todos eles e elas dedicado! Que a intercessão destes santos e beatos junto de Nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a ser um cristão coerente e verdadeiro neste nosso século XXI!

Não é minha pretensão com este blog julgar os assassinos ou seus herdeiros ideológicos. Ao Senhor pertence o julgamento. Eu, que apenas ambiciono ser um simples seguidor de Cristo na sua Igreja, cabe-me perdoar, tal como o fizeram aos seus carrascos estes mártires espanhois que aqui vão ser apresentados. Faço minhas as palavras do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuân - que passou 12 anos em prisões comunistas - quando dizia "não me sentiria cristão se não perdoasse".

Nesta nossa sociedade de 2012, de indiferentismo religioso, hiper-consumista, hedonista e abandono de valores cristãos, foi Graças à "descoberta" das histórias individuais de todos estes mártires, à sua imolação, ao seu holocausto; que dei por mim num caminho de conversão. Re-encontrei-me com Jesus Cristo e com a Santa Igreja Católica.

"Por causa do Meu nome, sereis odiados em todas as nações" (Mc 13,13).

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Beata María de los Ángeles Ginard Martí - mártir

Nos dias prévios à Guerra Civil Espanhola, a Irmã María de los Ángeles Ginard Martí estava bem consciente da perseguição religiosa que se adivinhava, e mostrava-se serena, tranquila, disposta a testemunhar a sua fé com a vida. Às suas Irmãs da congregação, encorajava-as a permanecerem firmes na fé, e dizia-lhes: "Tudo o que nos podem fazer é matar"!

No dia 20 de julho de 1936, as religiosas tiveram que sair do convento vestidas de seculares. A Irmã María de los Ángeles Ginard Martí foi acolhida por um casal católico e piedoso, os Medina-Ariza, que viviam na rua Monte Esquinza em Madrid, de frente para o convento. Deste refúgio, pode observar com dor, como os milicianos do ateísmo organizado (anarquistas e comunistas) saqueavam e pilhavam o convento, destruindo todas as imagens religiosas, e outros objectos da capela.

Nesta situação viveu até ao dia 25 de agosto de 1936, quando uns milicianos da FAI (Organização anarquista espanhola) entraram em casa, por denúncia do porteiro do prédio, e a prenderam. Ao prenderem-na, detiveram também uma irmã da dona da casa, e a Irmã Maria de los Ángeles, cheia de serenidade e de caridade para com os seus perseguidores, afirmou: "Esta senhora não é freira. Deixem-na, pois a única freira aqui sou eu". E assim, salvou a vida áquela mulher.

Detida, levaram-na à checa (prisão privada e clandestina dos milicianos) na Faculdade de Belas Artes, e ao anoitecer do dia seguinte, ofereceram-lhe um "passeio" até Dehesa de la Villa, onde os ateus radicais a fuzilaram e deixaram abandonada. Na manhã do dia 27 de agosto de 1937, recolheu-se o cadáver desta cristã martirizada, tendo sido enterrada no cemitério de La Almudena, em Madrid.


Terminada a Guerra, foi identificado a sepultura, e no ano de 1941, foram transladados os seus restos para o panteão da Irmãs Zeladoras do Culto Eucarístico, no mesmo cemitério, onde permaneceram até 19 de dezembro de 1985, para onde foram transladados para o convento onde ela viveu, situado na Rua Blanca de Navarra, em Madrid. No dia 3 de fevereiro de 2005, foi beatificada.

E são assim os santos, beatos e beatas da nossa amada e Santa Igreja Católica. Tenho aprendido muítissimo e crescido na Fé ao fazer este Blog. Que o Senhor tenha piedade de mim, pois sou um miserável cristão, tantas vezes envergonhado da sua fé! Que me faça digno destes meus irmãos e irmãs, que me antecederam na Igreja!

Sem comentários:

Enviar um comentário