No país vizinho de Espanha na década de 30 do século XX, produziu-se uma violentíssima e cruenta perseguição religiosa: 13 bispos, 4184 sacerdotes, 2365 frades e monjes, 283 irmãs, e milhares de leigos foram assassinados "in odium fidei", a esmagadora maioria no decorrer da Guerra Civil Espanhola. A tragédia, apesar de toda a dor, constítui uma das páginas mais gloriosas da Santa Igreja Católica com o martírio de uma multidão de santos e santas que por amor a Deus e à sua Igreja deram a suas vidas, e dos quais sou afinal, irmão na Fé pela graça do Baptismo. Este espaço é a todos eles e elas dedicado! Que a intercessão destes santos e beatos junto de Nosso Senhor Jesus Cristo me ajude a ser um cristão coerente e verdadeiro neste nosso século XXI!

Não é minha pretensão com este blog julgar os assassinos ou seus herdeiros ideológicos. Ao Senhor pertence o julgamento. Eu, que apenas ambiciono ser um simples seguidor de Cristo na sua Igreja, cabe-me perdoar, tal como o fizeram aos seus carrascos estes mártires espanhois que aqui vão ser apresentados. Faço minhas as palavras do cardeal vietnamita Nguyen Van Thuân - que passou 12 anos em prisões comunistas - quando dizia "não me sentiria cristão se não perdoasse".

Nesta nossa sociedade de 2012, de indiferentismo religioso, hiper-consumista, hedonista e abandono de valores cristãos, foi Graças à "descoberta" das histórias individuais de todos estes mártires, à sua imolação, ao seu holocausto; que dei por mim num caminho de conversão. Re-encontrei-me com Jesus Cristo e com a Santa Igreja Católica.

"Por causa do Meu nome, sereis odiados em todas as nações" (Mc 13,13).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cinco Irmãos das Escolas Cristãs - Beatos



Os Cinco Irmãos das Escolas Crsitãs martirizados em Valência.






Estes 5 Irmãos das Escolas Cristãs, martirizados pelo Ateísmo Organizado em 1936, em Valência (Espanha), tinham como única preocupação nas suas vidas, seguir Nosso Senhor Jesus Cristo, na vocação à qual tinham sido chamados: santificar-se educando crianças e jovens, ensinando-os a viver cristãmente.


Quando se iniciou a Perseguição Religiosa em Espanha, trabalhavam tranquilamente nas instituições educativas da Província de Barcelona da sua Congregação. Viajaram a Valência para cumprir uma obrigação própria do seu trabalho educativo e aí, o Senhor os chamou a darem o seu testemunho extremo. Seus assassinos não os conheciam. Ao se aperceberem que eram religiosos, consideraram que por si só, era motivo suficiente para os deter e os assassinar.


Os mártires são um sinal da Igreja, Corpo de Cristo, que continua a ser perseguida e a ver os seus membros a serem condenados à morte em tantos lugares do Mundo. Como cristãos, também nós, também eu, devo saber estar preparado a imitar a sua generosidade.

Os Irmãos Florencio Martín, Bertrán Francisco, Ambrosio León, Elías Julián, Honorato Andrés e o Pe. Leonardo O. Buera, capelão do Colégio de Bonanova, entregaram suas vidas por serem fiéis à sua condição de membros activos da Igreja. Mesmo sabendo que a afirmação da sua condição de religiosos os conduziria à morte, não duvidaram em confessar a sua fé em Jesus Cristo, e a sua pertença ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. Estes cinco Irmãos, agora Beatos, não tinham outra preocupação do que seguirem Jesus Cristo, nessa vocação tão bela a que Ele os tinha chamado: procurarem a salvação de crianças e jovens através de uma educação cristã, para que alcançassem a sua plena realização como seres humanos e cristãos.

Para além destes novos Beatos da nossa Santa Igreja Católica, é o meu propósito lembrar a memória dessa multidão imensa de Mártires a quem o Ateísmo Organizado arrancou violentamente suas vidas, pela única razão de serem anunciadores de Jesus Cristo. Tantos mártires, tanto sangue... Lembro os mártires cristãos na Revolução Francesa às mãos dos revolucionários; no México na perseguição aos cristeros; na URSS; na Polónia; na Hungria; na América Latina; na China, em Espanha...
Aproveito para venerar a memória de tantos cristãos, bispos, padres, Irmãos, Irmãs, Missionários, seminaristas, leigos, que (ao contrário de mim - um cristão comodista) entregam suas vidas, dia a dia, gota a gota, no anonimato, numa fidelidade quotidiana ao anúncio do Evangelho. Que o Senhor, Pai Santo, suscite na Sua Santa Igreja, muitas e santas vocações!

"Todo o reconhecimento que devem esperar pela instrução das crianças, principalmente das pobres, são injúrias, calúnias, ultrajes, perseguições e até mesmo a morte. Esta é a recompensa dos santos e de Nosso Senhor Jesus Cristo".
(S. João de la Salle, fundador do Instituto das Escolas Cristãs)

Sem comentários:

Enviar um comentário